4. Visão geral da documentação

A documentação do PostgreSQL está organizada em diversos manuais:

Tutorial do PostgreSQL

Uma introdução informal para os novos usuários.

Guia do Usuário do PostgreSQL

Documenta o ambiente da linguagem de consulta SQL, incluindo tipos de dados e funções, assim como o ajuste do desempenho no nível de usuário. Todo usuário do PostgreSQL deve lê-lo.

Guia do Administrador do PostgreSQL

Informações relativas à instalação e administração do servidor. Todos que administram um servidor PostgreSQL, tanto para uso pessoal quanto para uso por outras pessoas, devem lê-lo.

Guia do Programador do PostgreSQL

Informações avançadas para programadores de aplicação. Os tópicos incluem a extensibilidade de tipo e de função, interfaces com bibliotecas e questões relativas ao projeto de aplicações.

Manual de Referência do PostgreSQL

Páginas de referência contendo a sintaxe dos comandos SQL, programas para a estação cliente e servidor. Este manual é um auxílio aos Guias do Usuário, do Administrador e do Programador.

Guia do Desenvolvedor do PostgreSQL

Informações para os desenvolvedores do PostgreSQL. Feito para aqueles que estão contribuindo para o projeto PostgreSQL. As informações para o desenvolvimento de aplicações estão mostradas no Guia do Programador.

Além deste conjunto de manuais, existem outros recursos para ajudar na instalação e uso do PostgreSQL:

man pages

As páginas do Manual de Referência no formato tradicional "man" do Unix. Não existe diferença no conteúdo.

FAQs

As listas de perguntas freqüentemente formuladas (Frequently Asked Questions - FAQ) documentam tanto questões gerais como algumas questões específicas para uma plataforma.

READMEs

Os arquivos README (leia-me) estão disponíveis em alguns pacotes contribuídos.

Sítio na Web

O sítio na Web do PostgreSQL possui detalhes relativos à última versão, funcionalidades a ser incorporadas, e outras informações para tornar o trabalho ou a diversão com o PostgreSQL mais produtiva.

Listas de discussão

As listas de discussão são um bom lugar para conseguir ter as perguntas respondidas, para trocar experiência com outros usuários, e para fazer contato com os desenvolvedores. Consulte a seção User's Lounge do sítio na Web do PostgreSQL para obter mais informações.

Você mesmo!

O PostgreSQL é um trabalho de código aberto e, por isso, depende do apoio permanente da comunidade de usuários. Quando começamos a utilizar o PostgreSQL dependemos da ajuda de outros, tanto através da documentação quanto das listas de discussão. Considere então retribuir seus conhecimentos. Se você aprender alguma coisa que não faz parte da documentação, escreva e contribua. Se você adicionar funcionalidades ao código, contribua com estas funcionalidades.

Mesmo aqueles que não possuem muita experiência podem fazer correções e pequenas alterações na documentação, e este é um bom modo de começar. A lista de discussão [1] é um lugar para ser visitado com freqüência.

Notas

[1]

No Brasil veja PostgreSQL Brasil. (N.T.)