5. Terminologia e notação

Administrador normalmente é a pessoa responsável pela instalação e funcionamento do servidor. Usuário pode ser qualquer um usando, ou querendo usar, qualquer parte do sistema PostgreSQL. Estes termos não devem ser interpretados ao pé da letra; este conjunto de documentos não estabelece premissas relativas aos procedimentos do administrador do sistema.

É utilizado /usr/local/pgsql/ como sendo o diretório raiz da instalação, e /usr/local/pgsql/data como o diretório contendo os arquivos dos banco de dados. Estes diretórios podem ser outros em sua máquina, os detalhes podem ser vistos no Guia do Administrador. [1]

Na sinopse dos comandos os colchetes ([]) indicam uma frase ou palavra chave opcional. Qualquer coisa entre chaves ({}) contendo, também, barras verticais (|), indica que uma das alternativas deve ser escolhida.

Os exemplos mostram comandos executados a partir de várias contas e programas. Os comandos executados a partir de uma "shell" do Unix podem estar precedidos por um caractere de cifrão ("$"). Os comandos executados a partir da conta de um usuário, tal como root ou postgres, são especialmente sinalizados e explicados. Os comandos SQL podem estar precedidos por "=>" ou não ter nada precedendo, dependendo do contexto.

Nota: A notação para sinalizadores de comandos não é totalmente consistente através do conjunto de documentos. Por favor relate os problemas encontrados para a lista de discussão da documentação em .

Notas

[1]

/var/lib/pgsql/ e /var/lib/pgsql/data no RedHat e no Mandrake. (N.T.)