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O ensino no novo milênio |
Imagine que você seja o responsável
pelo setor de treinamento em uma grande empresa e, numa bela e
ensolarada tarde de sexta-feira, o seu chefe lhe apareça
a porta, com um singelo pedido: “Estamos lançando
um novo produto no mercado e temos que treinar todos os nossos
vendedores sobre as características, performance, atributos
e utilização desse novo produto no prazo de dez
dias”. Para tornar a coisa mais divertida, sua empresa tem
alguns milhares de vendedores dispersos por todo o território
nacional, desde Manaus até Porto Alegre, sendo que a sede
da empresa é logo ali na Praia do Botafogo, no Rio de Janeiro;
o seu orçamento para viagens e despesas com instrutores
“está no osso” e, além disso; o pessoal
de Finanças acha um absurdo interromper o fluxo de receita
proveniente das vendas só para os vendedores assistirem
cursos no Rio.
Guardadas as proporções, este é um desafio
relativamente comum para as empresas em um mercado globalizado,
competitivo e em constante mutação: agregar conhecimento
aos funcionários de forma extremamente rápida, eficiente
e de baixo custo. É ai que entra o e-learning, o uso da
Internet na propagação de conhecimento.Tecnicamente,
o e-learning é o ensino realizado através de meios
eletrônicos. É basicamente um sistema hospedado no
servidor da empresa que vai transmitir, através da Internet
ou Intranet, informações e instruções
aos alunos visando agregar conhecimento especifico. O sistema
pode substituir total ou, o que é mais comum, parcialmente
o instrutor, como o condutor do processo de ensino. As etapas
de ensino são pré-programadas, divididas em módulos
e são utilizados diversos recursos como o e-mail, textos
e imagens digitalizadas, sala de bate-papo, links para fontes
externas de informações, vídeos e teleconferências,
entre outras. O treinamento pode ser montado pela própria
empresa ou por qualquer dos fornecedores desse tipo de solução
já existentes no mercado.
Quais as vantagens! A primeira delas, e que serviu como exemplo
no inicio desse artigo é o rompimento de barreiras geográficas
e temporais. Um curso sobre um novo produto, por exemplo, pode
ser feito de qualquer local do planeta a qualquer momento, bastando
para isso o acesso a Internet e uma senha. Enquanto, espera ser
atendido pelo comprador, o seu vendedor pode puxar o lap-top e
ler o texto sugerido no curso; em casa, enquanto seu companheiro(a)
perde tempo assistindo Big Brother, o vendedor pode fazer os exercícios
propostos pelo instrutor. Em síntese, o aluno gerencia
o seu próprio tempo disponível, dentro dos parâmetros
estabelecidos pelo curso e não perde tempo com deslocamentos.
Outra vantagem, está relacionada a reprodução
do conteúdo. Uma vez montado o curso para um aluno, a sua
reprodução para dois, centenas, ou milhares de alunos
pode ser feita a um custo marginal insignificante. Com um curso
tradicional, o máximo que se consegue é montar turmas
de alunos, até se completar todo o universo que se pretenda
atingir numa escala crescente de custos, energia e tempo dispendido.
Evidentemente, isso sugere que, para poucos alunos, talvez um
treinamento convencional seja a solução mais adequada.
Por outro lado, pensando em termos de políticas públicas
de ensino, onde o universo se mede não em milhares, mas
em milhões de candidatos à instrução,
é possível que o e-learning, venha a representar
uma verdadeira revolução na geração
de conhecimento.
É importante ressaltar, que o e-learning não veio
para substituir o ensino tradicional, da mesma forma que a Internet,
não substitui a TV que, por sua vez, não fez desaparecer
o rádio. O e-learning é uma nova ferramenta potencializada
pela Internet e perfeitamente ajustada às características
de nosso tempo, marcado pela agilidade, velocidade e gigantescos
volumes de informação a serem digeridos. No que
se refere às empresas, o objetivo não deve ser puramente
substituir uma forma de ensino por outra, mas sim, utilizar essa
ferramenta na medida adequada às necessidades de forma
que os objetivos da organização sejam plenamente
atingidos.
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Autor: Dailton Felipini |
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