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O que é que se entende por conhecimento? |
O conhecimento é o fato de saber alguma coisa,
algo que foi aprendido através da experiência ou da
associação de outros conhecimentos. Por tanto, o conhecimento
estará "armazenado", por um lado, nos próprios
indivíduos e, por outro, em forma de processos da organização,
produtos, recursos, sistemas e documentos.
Na realidade, embora existam muitas possíveis definições
do conhecimento, todas elas plausíveis, vamo-nos centrar
na seguinte definição:
Entendemos por CONHECIMENTO as idéias ou a maneira de entender
qualquer coisa que possui uma entidade e que utiliza para tomar
decisões e efetivar as ações eficazes necessárias
para alcançar o(s) objetivo(s) da entidade. Este conhecimento
é específico da entidade que o criou.
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Porque é que tem valor o conhecimento? |
Na sociedade atual, a informação e
os conhecimentos que se gerem numa entidade, ou seja, a sua base
do conhecimento, está-se a converter cada vez mais na principal
vantagem competitiva dessa organização. Como tal,
esse recurso deve-se proteger, cultivar e partilhar entre os membros
da entidade. Até há pouco tempo, as companhias baseavam
o seu êxito no conhecimento individual de um grupo de indivíduos
estrategicamente colocados e não no conhecimento coletivo.
No entanto, o conhecimento de uma organização não
substitui o conhecimento individual; complementa o conhecimento
individual fazendo-o mais forte e mais amplo. Assim, a utilização
completa da base de conhecimento de uma entidade, juntamente com
o potencial de habilidades, de capacidades, de pensamentos, de inovações
e ideias individuais, vai permitir a uma companhia competir com
mais eficácia no futuro.
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O que é a gestão do conhecimento? |
O processo sistemático de encontrar, selecionar,
organizar, destilar e apresentar a informação de maneira
a melhorar a sua compreensão por qualquer pessoa, num campo
de interesse específico. A gestão do conhecimento
ajuda uma organização a entender o seu próprio
processo de evolução e penetração nos
mercados.
As atividades específicas da gestão do conhecimento
ajudam a centrar a organização na aquisição,
salvamento e utilização do conhecimento para aspectos
como a resolução de problemas, a aprendizagem dinâmica,
efetuar um planos estratégicos e tomar decisões. Também
protege os ativos intelectuais de circunstâncias individuais
como o são aquelas que dependem direta e unicamente de uma
pessoa.
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Como trabalha um sistema de gestão do conhecimento? |
Muitas empresas "não sabem o que sabem".
Esta situação pode conduzir frequentemente à
multiplicação do esforço dentro de uma organização.
Assim, as organizações devem fazer duas perguntas
importantes:
(1) quais são os nossos ativos de conhecimento?
(2) Como devemos manobrar esses ativos para assegurar o máximo
rendimento dos mesmos?
Não há respostas corretas ou incorretas para estas
perguntas. As soluções vão depender de fatores
tais como o tipo de organização, a sua cultura e as
suas necessidades. No entanto, a gestão eficaz do conhecimento
centra-se nas soluções que abrangem o sistema inteiro:
organização, pessoal e tecnologia.
Algumas companhias tentam recolher esse conhecimento individual
utilizando ferramentas como a análise, as folhas de operação
(planning), etc. face a possuir a informação necessária
para melhorar radicalmente a toma de decisões, a atribuição
de recursos, os próprios sistemas de gestão e acesso
ao conhecimento, etc. Da mesma maneira, os computadores e os sistemas
de comunicações são uma boa ferramenta para
capturar, transformar e distribuir o conhecimento altamente estruturado,
conhecimento que pode mudar rapidamente.
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Quem pode utilizar a gestão do conhecimento? |
Qualquer organização pode utilizar
eficazmente a gestão do conhecimento para desenvolver e melhorar
o controle interno e a eficácia da sua empresa ou entidade.
Por exemplo, Hewlett Packard desenvolveu um sistema conhecido como
"ligação do conhecimento" que utiliza para
identificar, codificar e salvar aqueles conhecimentos que possam
ser importantes para a companhia. Esta informação
está acessível para qualquer empregado dentro da companhia.
Porquê utilizar uma ferramenta ou sistema de gestão
do conhecimento? É fundamental para qualquer empresa ou entidade
agilizar a transferência do conhecimento desde os que possuem
a informação e a experiência para aqueles que
precisam dela; se, além disso, essa transferência de
informação se conseguir fazer em tempo real, estamos
gerando uma vantagem competitiva e portanto muito mais possibilidades
de êxito.
Muitas companhias não fazem questão de converter esse
conhecimento individual em conhecimento coletivo, o que provoca
que desconheçam a sua própria "base de conhecimento"
(ou informação e conhecimento que estão gerindo)
e a evidência mostrou que todo o conhecimento que não
é coletivo, que não é compartido, perde-se
ou vai-se com o pessoal que o possui. O indivíduo possui
a informação mas entidade não possui o conhecimento.
A empresa que aposta na Gestão do Conhecimento e é
capaz de gerir corretamente o seu capital intelectual está
preparada para superar desafios mais ambiciosos e ocupar uma posição
de vantagem no respectivo mercado. |
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