CONCEITOS de GESTÃO DO CONHECIMENTO

O que é que se entende por conhecimento?
O conhecimento é o fato de saber alguma coisa, algo que foi aprendido através da experiência ou da associação de outros conhecimentos. Por tanto, o conhecimento estará "armazenado", por um lado, nos próprios indivíduos e, por outro, em forma de processos da organização, produtos, recursos, sistemas e documentos.

Na realidade, embora existam muitas possíveis definições do conhecimento, todas elas plausíveis, vamo-nos centrar na seguinte definição:

Entendemos por CONHECIMENTO as idéias ou a maneira de entender qualquer coisa que possui uma entidade e que utiliza para tomar decisões e efetivar as ações eficazes necessárias para alcançar o(s) objetivo(s) da entidade. Este conhecimento é específico da entidade que o criou.

Porque é que tem valor o conhecimento?
Na sociedade atual, a informação e os conhecimentos que se gerem numa entidade, ou seja, a sua base do conhecimento, está-se a converter cada vez mais na principal vantagem competitiva dessa organização. Como tal, esse recurso deve-se proteger, cultivar e partilhar entre os membros da entidade. Até há pouco tempo, as companhias baseavam o seu êxito no conhecimento individual de um grupo de indivíduos estrategicamente colocados e não no conhecimento coletivo. No entanto, o conhecimento de uma organização não substitui o conhecimento individual; complementa o conhecimento individual fazendo-o mais forte e mais amplo. Assim, a utilização completa da base de conhecimento de uma entidade, juntamente com o potencial de habilidades, de capacidades, de pensamentos, de inovações e ideias individuais, vai permitir a uma companhia competir com mais eficácia no futuro.

O que é a gestão do conhecimento?
O processo sistemático de encontrar, selecionar, organizar, destilar e apresentar a informação de maneira a melhorar a sua compreensão por qualquer pessoa, num campo de interesse específico. A gestão do conhecimento ajuda uma organização a entender o seu próprio processo de evolução e penetração nos mercados.

As atividades específicas da gestão do conhecimento ajudam a centrar a organização na aquisição, salvamento e utilização do conhecimento para aspectos como a resolução de problemas, a aprendizagem dinâmica, efetuar um planos estratégicos e tomar decisões. Também protege os ativos intelectuais de circunstâncias individuais como o são aquelas que dependem direta e unicamente de uma pessoa.

Como trabalha um sistema de gestão do conhecimento?
Muitas empresas "não sabem o que sabem". Esta situação pode conduzir frequentemente à multiplicação do esforço dentro de uma organização. Assim, as organizações devem fazer duas perguntas importantes:

(1) quais são os nossos ativos de conhecimento?

(2) Como devemos manobrar esses ativos para assegurar o máximo rendimento dos mesmos?

Não há respostas corretas ou incorretas para estas perguntas. As soluções vão depender de fatores tais como o tipo de organização, a sua cultura e as suas necessidades. No entanto, a gestão eficaz do conhecimento centra-se nas soluções que abrangem o sistema inteiro: organização, pessoal e tecnologia.

Algumas companhias tentam recolher esse conhecimento individual utilizando ferramentas como a análise, as folhas de operação (planning), etc. face a possuir a informação necessária para melhorar radicalmente a toma de decisões, a atribuição de recursos, os próprios sistemas de gestão e acesso ao conhecimento, etc. Da mesma maneira, os computadores e os sistemas de comunicações são uma boa ferramenta para capturar, transformar e distribuir o conhecimento altamente estruturado, conhecimento que pode mudar rapidamente.

Quem pode utilizar a gestão do conhecimento?
Qualquer organização pode utilizar eficazmente a gestão do conhecimento para desenvolver e melhorar o controle interno e a eficácia da sua empresa ou entidade. Por exemplo, Hewlett Packard desenvolveu um sistema conhecido como "ligação do conhecimento" que utiliza para identificar, codificar e salvar aqueles conhecimentos que possam ser importantes para a companhia. Esta informação está acessível para qualquer empregado dentro da companhia.

Porquê utilizar uma ferramenta ou sistema de gestão do conhecimento? É fundamental para qualquer empresa ou entidade agilizar a transferência do conhecimento desde os que possuem a informação e a experiência para aqueles que precisam dela; se, além disso, essa transferência de informação se conseguir fazer em tempo real, estamos gerando uma vantagem competitiva e portanto muito mais possibilidades de êxito.

Muitas companhias não fazem questão de converter esse conhecimento individual em conhecimento coletivo, o que provoca que desconheçam a sua própria "base de conhecimento" (ou informação e conhecimento que estão gerindo) e a evidência mostrou que todo o conhecimento que não é coletivo, que não é compartido, perde-se ou vai-se com o pessoal que o possui. O indivíduo possui a informação mas entidade não possui o conhecimento.

A empresa que aposta na Gestão do Conhecimento e é capaz de gerir corretamente o seu capital intelectual está preparada para superar desafios mais ambiciosos e ocupar uma posição de vantagem no respectivo mercado.
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